Comunicado importante

A equipe da Vox Contabilidade responsável em assessorar o sócio da Apocepi na declaração do imposto de renda, destaca a importância de os sócios que tem aplicações na bolsa de valores apresentarem o arquivo eletrônico do Programa do Ganho de Capital, garantindo dessa forma, a realização correta da declaração do imposto de renda.

Todos que possuem ações ou tenham negociado esses ativos em 2023 são obrigados a declarar as movimentações no Imposto de Renda deste ano. 

Um dos erros mais comuns e que você pode evitar na hora de declarar investimentos no Imposto de Renda é não informar lucro com ações. Quem investe na Bolsa de Valores precisa informar as operações e retenções, ou seja, a antecipação do imposto, no anexo “renda variável” da declaração anual. É importante lembrar que quem vendeu mais de R$ 40 mil em ativos, tendo lucro ou não, já é obrigado a declarar. Então, a declaração dos lucros, independentemente do valor, é fundamental para não cair na malha fina do Imposto de Renda. 

Os lucros com vendas de ações de até R$ 20 mil em um único mês são isentos de Imposto de Renda para pessoa física. Mas, acima desse valor, você deve pagar 15% sobre os ganhos. A isenção também não vale para quem faz day trade, que são aquelas operações de compra e venda de ativos de renda variável no mesmo dia.

Vale destacar que a omissão ou informações desencontradas podem resultar em problemas no futuro em caso de cair na malha fina.