Dia do Perito Criminal

A diretoria da Apocepi parabeniza todos os profissionais da Perícia Criminal, nossos servidores que orgulham a instituição e toda a sociedade piauiense pela qualificação e resultados obtidos na busca da verdade real, promovendo a Justiça e reduzindo a impunidade.

O cargo de Perito Criminal tem por atribuição legal realizar perícias na área criminalística, ou seja, ciência com suas próprias regras, mas que também reúne conhecimentos de outras ciências como a física, química, matemática, biologia, contábeis, geologia, informática, engenharias, dentre outras, para analisar e interpretar os vestígios materiais relacionados com a infração penal investigada.

Vale ressaltar que o laudo pericial, confeccionado pelos peritos, é essencial no julgamento de um crime, tanto para ajudar a provar a autoria ou a inocência de um acusado. “Queremos no dia de hoje, parabenizar os nossos profissionais da Perícia Criminal que buscam dia a dia realizar um serviço em excelência. É com base nos trabalhos por eles realizados que se pode comprovar a materialidade dos delitos, chegar ao motivo do crime e aos autores dos delitos, dessa forma, fazendo justiça”, destaca o presidente da instituição Daniel Reis.

A origem da data

O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia.

Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

A Associação Brasileira de Criminalística – ABC aprovou a data 4 de dezembro como Dia do Perito Criminal Oficial durante o IV Congresso Nacional de Criminalística.

A data homenageia a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal, uma ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. O perito criminal trabalha sempre em prol da justiça.