A entidade APOCEPI – Associação dos Policiais Civis do Estado do Piauí, foi fundada por um grupo de policiais civis em 31.10.1979, nesta Capital, com seu Estatuto registrado em cartório e teve como seu 1º Presidente o Delegado João Cleto de Sousa, segundo as palavras do mesmo: – “A primeira meta daquela Diretoria foi assistência social e jurídica aos policiais. Não existia arrecadação, vivíamos de contribuições; Os móveis para instalação da entidade foram doados e recuperados com a nossa ajuda. Contamos com a ajuda de todos os policiais civis à época”.

O 2º Presidente da APOCEPI foi o Delegado Deuzeles Dias, o qual foi sucedido pelo Delegado Antonio Melo Lima.

No ano de 2000, assumiu a Presidência o Escrivão de Polícia Ernani Uchôa Leal. Sua administração surge como um divisor de águas, pois foi selecionada uma equipe diretora formada por um grupo de policiais civis, que promoveram uma série de mudanças na APOCEPI.

Ernani Uchôa Leal, atualmente Bacharel em Segurança Pública, Bacharel em Direito, além de pós-graduações em Ciências Criminais e no Direito Constitucional, sempre teve uma postura inovadora, moldada no empreendedorismo. Portanto, a primeira medida foi a localização da sede administrativa da APOCEPI no centro desta Capital, privilegiando os seus sócios com um acesso a um lugar estratégico.

Em seguida, esta sede foi transformada em locus de atividades múltiplas, num formato de centro de treinamentos e de aquisição de conhecimentos, de valorização social do sócio e de seus dependentes. Cria-se, assim, os primeiros laboratórios de informática, os primeiros cursos preparatórios para vestibular, cursos de extensão, Curso de Defesa Pessoal, dentre outros, dos quais se faz mister citar a autuação da assessoria jurídica, com seu seleto quadro de advogados.

Isso foi ampliado no decorrer da administração do Dr. Ernani Uchôa Leal, pois foram construídos e montados os alojamentos para sócios e dependentes provenientes do interior do Estado; Montado o gabinete para a Diretoria Jurídica, onde são disponibilizados aos sócios e dependentes os serviços da assessoria jurídica de forma adequada; Salão de Cabeleireiro; Confraternizações periódicas com sorteios de brindes, dentre eles, motos, eletrodomésticos, etc. Também foi instituído sorteio em dinheiro que contemplam os sócios.

Ou seja, os sócios foram contemplados com uma multiplicidade de serviços que tornou a APOCEPI desde um local de encontros de amigos à uma verdadeira reveladora de novos talentos e, ainda, lugar de debates sobre a modernização e melhoria, por que não dizer, da própria vida funcional e particular dos sócios.

Em 2006, foi inaugurado o Clube Social, localizado no bairro Socopo, o qual tem sido palco de grandes eventos comemorativos, como: carnaval, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal. O ambiente é sadio e são cobrados tão somente o preço de custo dos produtos e serviços oferecidos no bar e restaurante, ou seja, bem abaixo do preço de mercado.

Atualmente a APOCEPI tem como Presidente o Dr. Inácio Ângelo de Lira Neto, que, não diferentemente do seu antecessor, conta com uma competente equipe de diretores, a qual com zelo e responsabilidade dão continuidade ao labor da APOCEPI.




Fatal error: Smarty error: [in includes/rodape.tpl line 8]: syntax error: $smarty->error_reporting is an invalid reference (Smarty_Compiler.class.php, line 1984) in /home/apocepi/www/action/lib/external/Smarty/libs/Smarty.class.php on line 1095